Os rivais de longa data Gordon Ryan e Felipe Pena agora se preparam para se enfrentar pela quarta vez.
Depois que Pena derrotou Ryan em seus dois primeiros encontros em 2016 e 2017, Ryan se vingou em agosto deste ano, quando derrotou Pena em uma luta sem limite de tempo no Who’s Number One. Essa luta durou cerca de 45 minutos e foi praticamente sem intercorrências.
Depois, Pena afirmou que não queria competir naquela noite, pois estava lutando para lidar com a morte de seu amigo próximo e lenda do Jiu-Jitsu Leandro Lo, que havia sido tragicamente morto menos de um dia antes.
Agora, Ryan e Pena parecem não concordar com os termos de sua quarta luta. Pena sugeriu um limite de tempo para o benefício dos torcedores, mas de acordo com Ryan, a luta já está contratada como um caso sem limite de tempo. Assim, ele recusa qualquer coisa, exceto uma estipulação sem limite de tempo.
É importante ressaltar que Pena também afirma que o confronto altamente antecipado está programado para o final de fevereiro de 2023.
Amplamente considerado o melhor grappler sem kimono peso por peso do mundo, Ryan está atualmente desfrutando da melhor sequência de vitórias que o esporte já viu. Dupla medalha de ouro do ADCC 2019, o representante da New Wave Jiu-Jitsu recentemente cimentou seu legado no Mundial do ADCC 2022, onde passou pelo peso pesado antes de finalizar a lenda do ADCC André Galvão naquela que foi provavelmente a superluta mais esperada da história do grappling.
Pena é um competidor incrivelmente talentoso por si só, mas não viu a mesma quantidade de sucesso recente. Multicampeão mundial de kimono e sem kimono da IBJJF e campeão absoluto do ADCC 2017, Pena perdeu para Nick Rodriguez nas semifinais do peso pesado e Tye Ruotolo nas quartas de final do absoluto do ADCC 2022.