O NO Gi termo em inglês que significa “Sem Kimono”, no qual o atleta durante os treinos, pendura seu Kimono e passa a utilizar bermuda e uma camisa de lycra, existe locais também onde a bermuda é substituída pela calça, também de lycra e ou até mesmo sem uso de camiseta.
Os benefícios de treinar sem kimono são vários, pois a luta no Jiu Jitsu Sem Kimono se apresenta muito mais escorregadia e movimentada, quando comparada à modalidade com kimono. Abaixo confira alguns dos benefícios listados por nós:
Aumenta a resistência do condicionamento físico
Ao treinar Jiu Jitsu Sem Kimono, você gera um estímulo aeróbico, aumentando muito mais o seu “gás”. Além da sua capacidade aeróbica, outros atributos físicos são beneficiados com essa prática. Já que os movimentos são mais explosivos e exigem maior capacidade motora, a sua velocidade, por exemplo, também é muito mais trabalhada quando se está treinando sem pano.
Melhora o ajuste na passagem de guarda
Pegadas firmes no kimono são capazes de anular diversos tipos de guarda, raspagens ou mesmo finalizações. Porém, quando você está treinando Jiu Jitsu sem Kimono, a situação é totalmente diferente.
Como o jogo é essencialmente mais “solto”, a reposição de guarda se torna muito mais fácil quando não há nenhum pano para o passador segurar.
Portanto, ao tentar passar uma guarda treinando No-Gi, o praticante é obrigado a reduzir mais os espaços, aumentar o controle e utilize a gravidade a seu favor.
Conexão entre posições
Como no Jiu Jitsu sem Kimono as ações são mais aceleradas, a sua capacidade de reagir acaba sendo mais exigida. Ao treinar nessa modalidade você aprende a conectar uma posição na outra com velocidade e precisão.
Aprender a transitar rapidamente entre uma passagem de guarda e uma pegada de costas, ou entre um Arm Lock e um Triângulo deixa seu jogo mais completo e difícil de anular.
Agora que você conheceu os benefícios do Jiu Jitsu sem Kimono, que tal experimentar estar na próxima aula dessa modalidade?