A 13ª edição do Abu Dhabi World Pro Jiu-Jitsu Championships terminou na manhã de ontem, dia 19.11 em Abu Dhabi. Onze dos 12 campeões são brasileiros, incluindo vários campeões novatos.
Micael Galvão finalizou o campeão do World Pro de 2018, Espen Mathiesen, na final até 77 kg para se tornar o mais jovem campeão do World Pro masculino de todos os tempos.
Galvão teve um fim de semana sensacional, finalizando dois de seus três adversários nas eliminatórias do país, e finalizando todos os quatro adversários, incluindo Levi Jones-Leary na chave principal.
Mais um para a história: o campeão até 69kg, Pablo Lavaselli, da Argentina, tornou-se o segundo homem não brasileiro a conquistar dois títulos do World Pro. Gianni Grippo é o único outro não brasileiro a realizar essa façanha. Lavaselli derrotou na final o atual campeão até 69 kg, Israel Almeida. Esse é o segundo campeão que ele derrubou nos últimos dois anos, já que no ano passado, ele derrotou o campeão de 77 kg 2018, Mathiesen, para ganhar seu primeiro título.
Nathannael Fernandes conquistou a vitória na final até 56kg contra Jonas Andrade hoje. Fernandes perdeu ontem para Andrade por uma finalização polêmica, mas revidou para derrotá-lo na final em uma luta com muitos gols. Recentemente promovido à faixa-preta por Melqui Galvão, Fernandes derrotou uma lista incrível de veteranos peso galo que incluiu Andrade, Thalison Soares, Rodnei Barbosa e Oziel Carvalho.
Isaque Bahinese já é bicampeão do World Pro, somando sete pontos contra Willaim Dias na final até 85kg. Bahiense detém títulos consecutivos na categoria até 85 kg, que conquistou pela primeira vez na 12ª edição do ADWPJJC.
Gutemberg Pereira também detém títulos consecutivos, levando o seu segundo ouro no World Pro na divisão até 120 kg após vencer o angolano Walter dos Santos por 16-0.
Erich Munis subiu ao trono até 94 kg com uma vitória tática sobre o veterano faixa-preta da Polônia, Adam Wardzinski.
Diogo Reis teve uma vitória final relativamente tranquila sobre o georgiano Giorgi Razmadzi, depois de eliminar um quem é quem dos pesos penas leves no início da semana. O medalhista de ouro 62 kg teve que passar por Lucas Pinheiro, Meyram Maquine e Hiago George e diferentes etapas deste torneio.
Ana Rodrigues, da Dream Art, conquistou seu primeiro ouro no World Pro, eliminando Rose El Sharouni na final, e passando Bianca Basilio ontem na semifinal.
Ingridd Sousa venceu a divisão até 70 kg feminino para ganhar sua primeira faixa do World Pro, e Brenda Larissa garantiu seu segundo título do World Pro na divisão até 49 kg.