Quando você for aos treinos de Jiu-Jitsu, você deve ter um objetivo especifico ou um propósito cada vez que pisar no tatame, isso ajudará você evoluir mais rápido na arte suave. Tudo bem fazer o mesmo feijão com arroz que você já está acostumado, jogar guarda caso você seja guardeiro ou passar a guarda, caso você seja passador, mas no final do treino quando seu professor perguntar se há alguma dúvida sobre qualquer outra coisa … é aí que você deve aproveitar para tirar todas as suas dúvidas e corrigir seus erros! Afie seu jogo. Tenha um propósito específico para cada treino que você for.

Quando é a hora de rolar você deve ter um objetivo específico em mente, não apenas ver onde este rola leva você. Trace uma meta que você quer alcançar em cada rola.

Pessoalmente, na Faixa Roxa, minha missão é tenta finalizar o maior número possíveis de colegas de treino. Na verdade, isso estava escrito na minha geladeira em casa para que eu pudesse me lembrar todos os dias antes de ir para o treino. Lógico que, não por ego, mas eu acredito que isso de alguma forma me mantém no caminho certo da evolução. Se não consigo finalizar, tento ao máximo me defender para não ser finalizado. Para mim, o que importa é fazer um bom treino, mesmo que eu não consiga atingir meu propósito.

Na academia onde treino (Tutu Academy) todos sabem tomar cuidado com o meu jogo, gosto muito de finalizar de Triangulo ou Omoplata. Depois que entendi que sempre fazer o feijão com arroz nos meus treinos já não era tanto eficaz, comecei a me reinventar, antes eu gostava muito de chamar de guarda e tentar finalizar dali. Hoje, como fui forçado a renovar meu jogo, busco muito jogar em pé, mas meu protótipo de buscar sempre finalizar meu colega de treino continua, mesmo que agora eu esteja fora da zona de conforto. Acredito que assim, eu acabo evoluindo muito mais do que sempre jogar a guarda.

Sei que na primeira ou na segunda semana será difícil. Quando mudei meu jogo, tive bastante dificuldades em manter meu propósito. Eu poderia falhar e ser passado e esmagado enquanto trabalhava em uma nova técnica. Mas, na 3ª semana, já tive algum sucesso. Na 4ª semana eu finalmente começo a botar meu propósito em dias, consistentemente. Eu entendi que é assim que o Jiu-Jitsu funciona e tentei não ficar desapontado nas primeiras semanas.

Em resumo, esse tipo de forma de evolução é um tipo de “pegar ou largar”. É simplesmente uma fórmula de sucesso no JiuJitsu. Saia da zona de conforto. Mantenha seu propósito e lute até ver os resultados, continue se reinventando.

Share.
UserName LastName

O portal da Rhino BJJ é um site dedicado a fornecer informações relevantes e atualizadas sobre o mundo dessa arte marcial. Ele abrange uma variedade de tópicos relacionados ao Jiu-Jitsu, como técnicas, competições, notícias, histórias de sucesso, dicas de treinamento e muito mais.

Leave A Reply