Seu kimono é sua ferramenta de combate e é o reflexo de sua personalidade. Nada pior que treinar com um pessoa com o kimono sujo e em más condições de higiene. Além do desconforto, kimonos sujos podem transmitir diversas doenças de pele e sem falar no odor. Algumas academias exigem que o aluno ou atleta esteja sempre asseado (limpo) no treino. Nada melhor que um kimono bem cuidado e limpo, mas mantê-lo assim exige alguns cuidados.
Dicas de como lavar seu kimono podem ajudar a manter seu material de treino novo por mais tempo.
- Um dos truques melhores e mais eficientes para manter vivas as cores dos nossos kimonos e a textura original dos tecidos é separá-los por cor, nível de sujeira e tipo de tecido.
- Lave seu kimono sempre ao avesso, isso vai ajudar a tirar as manchas pretas da gola.
- Adicione sabão de coco moído junto ao sabão em pó. Use a dose correta. Utilizar produto em excesso pode tornar a roupa áspera, além de afetar a sua economia doméstica.
- Utilize uma pequena dose de qualquer “multi-limpador” de sua preferência, geralmente utilizamos o Pinho Sol, pois facilita a limpeza, ajuda a remover as manchas mais difíceis.
- Lave seu kimono com alvejante pelo menos 3 vezes por mês, somente em caso dos kimonos brancos. Comprar todos os kimonos da mesma cor facilita na hora da lavagem, pois você pode limpá-los todos de uma vez.
- Se for usar a secadora deixe apenas alguns minutos, mantendo seu kimono ainda úmido. Não deixe a secagem completa, pois isso vai fazer o seu kimono encolher.
Outra dica super importante! Aproveite que está lavando o kimono e também lave a faixa 😉
Aproveitando o assunto sobre Kimonos, aprenda neste vídeo como dobrar o seu kimono, seja ele de Judo, Jiu Jitsu, Karatê, Taekwondo ou de qualquer outro estilo de artes marciais. São apresentadas 3 maneiras de como dobrar o seu kimono, são elas: Dobra de Kimono Estilo normal; Dobra de Kimono Estilo bolsa lateral; Dobra de Kimono Estilo Mochila ou Mochilinha;