À medida que envelhece, você pode perceber que seu Jiu-Jitsu não é mais o que costumava ser: principalmente, que você está executando as técnicas mais lentamente e que não consegue manter o mesmo ritmo de antes.
Compreensivelmente, isso pode levar a muita frustração. Então, vamos explorar os fatores que contribuem para isso – e o que você pode fazer não apenas para corrigi-los, mas também para transformá-los em ferramentas de sucesso.
MENOS ENERGIA E MAIS ESTRATÉGIA: FOCO EM PEQUENOS SUCESSOS
Vamos abordar primeiro o fator mais importante: você tem muito mais obrigações e mais peso sobre os ombros do que tinha quando tinha 20 anos. Naquela época, tudo o que você fazia era treinar, estudar e sair… Claro, pode não ser nessa ordem específica, mas você entendeu.
Ter que lidar com responsabilidades familiares, sua carreira, contas, bem como com um milhão de outras pressões minúsculas pode deixá-lo com o tanque de gasolina quase vazio quando chegar à aula. Mas não importa os níveis de estresse e a falta de energia que você possa sentir, ainda há uma maneira de melhorar – e isso é se concentrar em melhorias pequenas e consistentes .
Forme pequenas metas para cada treino. Por exemplo, você pode optar por se concentrar em algo como passar a guarda nos primeiros 30 segundos.
Dessa forma, em vez de esperar por algum tipo de progresso vago, você sempre terá um objetivo claro do que deseja realizar. Isso o coloca em um estado de treinamento com propósito, o que o levará a querer treinar com mais entusiasmo e alcançar mais; mesmo nos dias em que você está completamente esgotado.
VOCÊ NÃO É MAIS UM ADOLESCENTE – ENTÃO PARE DE SE COMPARAR COM ELES
Comparar seu desempenho com o de seus companheiros mais jovens não faz o menor sentido. Você precisa parar de se medir com eles e começar a olhar para os tatames através das coisas que você pode controlar.
A preocupação mais comum aqui é a velocidade: “eles são muito mais rápidos do que eu!“ Em vez de tentar ir a todo vapor como eles, tente obter mais controle e fluidez na execução de suas técnicas . Isso não apenas poupará contusões desnecessárias, mas também fará com que você execute as técnicas melhor do que nunca – já que agora você está mais focado na execução adequada do que em fazê-las o mais rápido possível.
Além disso, procure sparring posicional. Ao praticar técnicas de uma determinada posição, você será capaz de melhorar em um ritmo muito mais rápido do que em comparação daqueles companheiros de treinos frenéticos.
TENHA CUIDADO COM SEU CORPO
Nada pode prejudicar tanto o seu Jiu Jitsu quanto uma lesão e hábitos pouco saudáveis. Aqueles mesmos machudados que demoravam alguns dias para se recuperar agora podem levar meses, e todos aqueles cheeseburgers que você poderia ter comido sem nenhum problema no passado… Bem, eles estão afetando seu peso e frequência cardíaca agora.
Escolha cuidadosamente com quem você rola. Faça exercícios pré treino. Aquecer e alongar regularmente. Corte o máximo possível de fast fiid e outros hábitos alimentares pouco saudáveis.
–
Finalmente, não se esqueça que o Jiu-Jitsu nem sempre é melhorar aos trancos e barrancos. É também sobre se divertir e fazer algo de bom para si mesmo – contanto que você tenha esse tipo de atitude positiva, você continuará melhorando ..