Kade Ruotolo consolidou sua posição como o melhor grappler leve do planeta no evento co-principal do ONE no Prime Video 5: De Ridder vs. Malykhin na última sexta-feira, 2 de dezembro.
Embora o fenômeno de 19 anos não tenha conseguido garantir a finalização dentro do round de 10 minutos contra Matheus Gabriel , nunca houve qualquer dúvida de que ele merecia a decisão dos juízes de manter seu título de campeão mundial do peso leve.
Ruotolo se preparou cedo no Mall of Asia Arena em Manila, Filipinas, correndo em direção ao brasileiro e acertando-o com força na tela com uma chave de corpo. O atual campeão trabalhou para passar, lançando tentativas de chave de pé ao longo do caminho, mas a guarda excepcional do multicampeão mundial de Jiu-Jitsu Gabriel o manteve afastado.
Sem ganhar espaço, Ruotolo decidiu passar pelas pernas de seu adversário e caiu em um emaranhado de pernas durante a corrida que se seguiu, onde quase travou uma barra de joelho (bar knew).
Gabriel resistiu, acabou escapando e continuou trabalhando da guarda toda vez que foi derrubado, mas foi Ruotolo quem mergulhou para finalizar em todas as oportunidades. Outra tentativa próxima deu errado depois que a sensação adolescente rapidamente saltou para uma chave de calcanhar, mas o veterano brasileiro conseguiu se livrar.