As chances são de até 80% de que se você praticou ou pratica qualquer arte marcial de contato, como por exemplo o Jiu-Jitsu ou Judô, ou qualquer outro esporte de contato, você tenha sofrido pelo menos uma lesão, nem que seja uma “lesão de leve”. Para muitas pessoas, as lesões são limitadas ao músculo, ocasionalmente ao músculo puxado ou à articulação dolorida, enquanto outras sofreram grandes lesões ‘ligamentares’ (nos ligamentos dos músculos ou ossos) ou até mesmo tenha quebrado algum osso de algum membro do corpo.
Algumas pessoas raramente são feridas, muitas vezes passando anos sem lesões, enquanto outras parecem serem atormentadas por lesões, com novas lesões aparecendo mensalmente ou até mesmo semanalmente! O que todas essas pessoas têm em comum é que tiveram seu treinamento prejudicado ou até mesmo tiveram que se ausentar por causa dessas lesões.
Evitar lesões por muito tempo enquanto pratica um esporte de combate como o jiu jitsu é quase um sonho, sendo que é praticamente impossível, especialmente se você treina um treino duro frequentemente, o que significa que é importante para qualquer jiujiteiro entender como prevenir, tratar e se recuperar de todos os tipos de lesões.
- Para lesões menos graves, como uma contração muscular ou tensão, o método RICE (repouso, gelo, compressão, elevação do membro lesionado) deve ser aplicado imediatamente. Isso significa repousar a lesão até que esteja completamente curada ajudará a evitar que a lesão piore, além de acelerar a recuperação.
O gelo ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação e deve ser aplicado periodicamente durante 15 minutos de cada vez.
- Se o inchaço persistir por mais de uma semana ou a dor persistir ou piorar, você deve entrar em contato com um médico.
- Para lesões mais graves, como ossos quebrados ou ligamentos rompidos, não há substituto para um médico.
Outra ação que poderá acelerar o processo de recuperação da lesão, consiste em fazer alongamentos leves, assim que não houver mais edema. Sem exageros. A pessoa não pode sentir dor enquanto alonga, para evitar o risco de reiniciar a lesão.
Lesões graves requerem atenção médica e provavelmente envolverá a colocação do osso quebrado no lugar tendo que engessar ou a cirurgia para reparar o osso ou o ligamento. Estas lesões podem envolver longos períodos de recuperação de 2 semanas a 6 meses. É importante seguir as instruções do seu médico e permitir que a lesão tenha tempo suficiente para cicatrizar. Tempo de descanso adequado, fisioterapia adequada e uma lenta reintrodução no esporte são as melhores técnicas de recuperação para esses tipos de lesões.
Embora a recuperação física de lesões possa ser difícil, o aspecto mental de lidar com lesões pode ser muito mais estressante. Por exemplo, um jiujiteiro que sofre com lesão no joelho, isso pode te deixar muito desconfortável ao jogar de De La Riva ou 50/50 (fifty fifty) já que são técnica que envolvem bastante uso do joelho, já imaginou voltar a machucar o joelho? Pois é, isso interfere em sua capacidade de aprender e dominar completamente essas posições e pode tornar a perspectiva de competir contra oponentes de outras academias bastante assustadora. Outro exemplo é um atleta que tem uma lesão grave e deve estar se curando e descansando. Muitas vezes essas pessoas estão ansiosas demais para voltar ao treinamento e correm o risco de ter saúde a longo prazo voltando a treinar cedo demais. Isso não só os coloca em risco de mais lesões, como também evita que a lesão existente se cure corretamente.
Lesões são uma ocorrência comum na vida de um jiujiteiro e podem variar de muito leve a bastante grave. Como seu corpo é a peça mais importante do equipamento envolvido na luta, é importante cuidarmos dele adequadamente. Isso significa aprender a identificar lesões e tratá-las com o melhor de suas habilidades. Dos músculos puxados à infecção da pele, aos ossos quebrados e aos ligamentos rompidos, é imperativo permitirmos ao nosso corpo um tempo adequado para curar e recuperar antes de retornar ao treinamento. Lembre-se que a sua academia ainda estará lá quando você estiver curada e que, a longo prazo, dar ao seu corpo a quantidade adequada de tempo para curar o beneficiará muito mais do que voltar a treinar uma semana mais cedo.
Deixe um comentário! Nos conte suas experiências com lesões e quanto tempo foi o período de recuperação 🙂