O estilo de vida do jiujiteiro(a) é um estado de espírito. Isso não significa que você precise está constantemente absorvido no esporte em si … embora algumas pessoas estejam … mas em vez disso, você transfere as lições aprendidas no tatame e no treinamento para sua vida cotidiana. Por exemplo, treinamento e preparação agora se tornam uma prioridade, seja no trabalho ou nas aulas de de Jiu Jitsu. Estar disposto a aprender coisas novas para melhorar a si mesmo, suas habilidades ou sua forma física, ajuda você a vencer tanto na vida.
Você aprende a viver mais saudável
Sim, é verdade, a maioria das pessoas aprendem a se alimentar de forma mais saudável para melhorar seu desempenho nos treinos. Não só você começará a reconhecer alimentos mais saudáveis com o conhecimento que vem do estudo, mas também poderá reconhecer alimentos mais saudáveis pela maneira como seu corpo se sente quando você o come. Uma salada verde fresca certamente deixa uma sensação diferente que é mais enérgica do que comida de fast-food.
Você desenvolverá uma sensação de bem estar e tranquilidade
Aprender a focar e diminuir a ação mentalmente permite que você escolha o melhor movimento para eliminar um oponente. Embora essa estratégia seja usada por alguns durante a competição, em muitos casos ela é combinada com uma agressividade controlada. Concentrar-se nos movimentos do adversário e viver no momento é uma das grandes conclusões do treino. Ele ajuda você na vida diária a permanecer calmo e sereno enquanto outros estão em pânico.
Você aprende que à habilidade sempre vence a força bruta
Será que a técnica supera a força bruta? Está mais do que provado que um atleta de técnica mais apurada na maioria das vezes consegue subjugar aquele adversário cheio de músculos e pouco jeito. Por mais que a força, hoje em dia, seja a diferença entre a vitória e derrota num torneio de Jiu-Jitsu, a pujança não supera a habilidade.
- Você aprenderá a procurar a maneira mais eficiente de realizar qualquer tarefa, que é o cerne do treinamento de Jiu-Jitsu. Durante as lutas, você aprende a procurar maneiras de maximizar sua eficiência, usando a menor quantidade de força e energia.
- Você aprende a lidar com situações antes que elas se tornem grandes problemas.
- Você aprenderá a aproveitar o momento e será mais ousado. Você aprenderá a se arriscar e calcular riscos.
Arrisque, surpreenda com movimentos e novas posições. Seu Jiu-Jitsu vai evoluir muito, e cada vez se tornará mais confiante. Sua rotina ficará mais ofensiva e mais eficiente. Certamente, seu rendimento nos campeonatos e nas lutas vai melhorar. Lembre-se desta máxima do Jiu-Jitsu: “O medo de perder tira a vontade de vencer”.