Cinco atletas conquistaram seu lugar no último fim de semana na seletiva do ADCC East Coast em Atlantic City, NJ, garantindo suas vagas no próximo Campeonato Mundial ADCC em 2024, programado para a T-Mobile Arena em agosto.

Jacob Couch teve a melhor corrida de sua vida em sua busca pelo ouro, finalizando todos os sete oponentes e conquistando a divisão d até 88kg. Em sua corrida, Couch derrotou dois veteranos do ADCC: Jay Rodriguez, vencedor do West Coast Trials de 2022, e – na final – Elder Cruz, ex-vice-campeão da Costa Leste e Costa Oeste que mais tarde foi convidado para competir no ADCC.

A vitória sobre Cruz foi especialmente significativa para Couch. Antes da luta, Couch tinha um recorde de 0-3 contra “El Monstro” da Checkmat. A vitória no calcanhar na final foi sua primeira vitória na carreira sobre um rival de longa data.

Couch foi um grande substituto para o Mundial ADCC 2022, mas não foi convocado para competir. Agora, ele conquistou seu lugar no próximo Campeonato Mundial de 2024.

Na categoria até 77kg, Elijah Dorsey roubou a cena, nocauteando o número 1 Nicky Ryan na final com uma vitória por decisão, onde uma queda tardia o colocou de forma convincente à frente do tricampeão veterano do ADCC.

Dorsey havia competido em alguns torneios do ADCC Open recentemente, mas nunca havia competido em uma seletiva do ADCC. Sua vitória na final extinguiu uma corrida violenta de Nicky Ryan; Ryan estava em uma sequência de seis finalizações antes da final.

Na semifinal, Dorsey deu um basta no tricampeão do ADCC Oliver Taza, que havia conseguido cinco finalizações em outras tantas lutas no início do fim de semana.

Dorsey, conhecido como um talentoso competidor de kimono, agora colocou seu nome entre os primeiros na competição sem kimono antes de sua estreia no ADCC, marcada para 2024.

Big Dan Manasoiu, da New Wave, fez uma das corridas mais impressionantes de sua jovem carreira em sua campanha pela medalha de ouro na divisão até 99kg.

Manasoiu venceu cada uma de suas cinco lutas por finalização, vencendo um evento ADCC Trials pela segunda vez em tantos anos.

Há apenas um mês, Manasoiu caiu na final do ADCC European Trial e teve dificuldade para colocar finalizações no caminho até lá. Ele parecia mais bem preparado para dominar a competição no domingo no East Coast Trials, onde conquistou o ouro em seu aniversário de 22 anos.

Manasoiu já completou quatro seletivas do ADCC em sua carreira. Ele chegou à final todas as vezes e venceu duas vezes. Ele volta ao ADCC em 2024.

Paul Ardila também retornará ao ADCC – pela quinta vez – após conquistar o quarto título em um evento do ADCC Trials. O advogado de carreira de Atlanta submeteu cinco de seus seis oponentes para ganhar mais uma vaga no ADCC, provando ser um dos competidores de Trials do ADCC de maior sucesso de todos os tempos. Ele deve retornar à divisão até 99kg no ADCC 2024. Aos 32 anos, Ardila foi o mais experiente campeão do East Coast Trials neste fim de semana em quase 10 anos.

Enquanto isso, Dorian Olivarez se tornou o atleta mais jovem atualmente convidado para o ADCC 2024, vencendo as seletivas da categoria até 66kg com apenas 17 anos.

Olivarez, que treina principalmente em sua garagem, é um campeão estadual de luta livre de nível colegial, mas deu demonstração de luta dura e completa em sua campanha.

Olivarez eliminou dois veteranos do ADCC: Gianni Grippo nas quartas de final e Ethan Crelinsten nas semifinais. No caminho, o texano nativo finalizou três de seus sete adversários. Mas foi o seu wrestling que o colocou no topo. Isso o levou na luta contra Crelinsten e na final contra Dominic Mejia, companheiro de divisão.

Três mulheres também conquistaram o ouro nas seletivas da Costa Leste do ADCC, mas não garantiram a passagem para o Mundial de 2024. Elas terão entrada gratuita nas seletivas da Costa Oeste do ADCC em março de 2024, onde terão a oportunidade de lutar por um ver.

Alex Enriquez finalizou três de seus cinco oponentes para ganhar o ouro. Na final, ela conquistou a decisão sobre Jasmine Rocha, rival da divisão que a havia derrotado nas seletivas da Costa Oeste em 2022. Foi sua primeira vitória sobre Rocha em três tentativas.

Morgan Black surpreendeu o público ao superar o fenômeno adolescente Helena Crevar na final dos 65kg. As pretas confiaram em seu wrestling para superar Crevar, e também para superar oponentes difíceis como Sophia Delgado nas rodadas anteriores. Ela encerrou o final de semana com duas finalizações em cinco lutas.

A veterana do ADCC, Amanda Leve, finalizou todas as quatro adversárias para conquistar o ouro na categoria até 65kg. Na final, ela finalizou em apenas 1 minuto e 18 segundos, elevando seu tempo total de luta para 6 minutos e 4 segundos no dia. 

Vídeos: Flograppling

Share.
Lucas Oliveira

"Um dedicado praticante de Jiu-Jitsu, ostentando a faixa marrom com 3 divisas de uma renomada academia: Grow Association, minha jornada nesse empolgante mundo das artes marciais teve início em 2012. Desde então, venho aprimorando minhas habilidades e conhecimento nessa arte, buscando constantemente a excelência e a disciplina no tatame."

Leave A Reply