Aprender a usar a guarda certa para derrotar seu oponente é importante. Há muito para escolher e para ser um vencedor, você precisa saber mais de uma variação de guarda.
Se no Jiu-Jitsu fosse simplesmente aprender uma ou duas chaves, raspagens e guardas para ser proficiente, seria muito mais fácil! Mas no jiu-jitsu ser um campeão não é nada fácil, não é mesmo? Você pode aprender vários movimentos e fazerem funcionar relativamente bem no seu jogo. É importante pensar que para ser o seu melhor, você deve aprender todas as combinações e técnicas que irá melhorar e beneficiar seu jogo porém se você se preocupar em encher seu jogo como um leque de variações isso irá levar uma vida inteira para realizar.
Concentrando-se em apenas algumas variações de guardas e depois variações de raspagens, chaves e finalizações que são mais eficazes e mais populares é um começo para ampliar seus conhecimentos e deixar sua guarda afiada!
Guarda fechada
Há uma razão pela qual a guarda fechada é normalmente ensinada aos faixas-brancas. É uma das melhores posições no Jiu-Jitsu. É difícil para um adversário ajustar sua postura ou até mesmo atacar, quando a guarda fechada é usada corretamente de maneira defensiva ou agressiva, permite que o guardeiro raspe com diversos ataques da guarda ou finalize com diversos ataques partindo da guarda fechada. A guarda fechada tem sido usada por muitos jiujiteiros famosos, incluindo o grande mestre Helio Gracie desde o inicio do jiujitsu.
Meia Guarda
A meia guarda é diferente da guarda fechada, porque envolve apenas o controle de uma perna ou de um lado do oponente. Há muitas variações para essa guarda, pois isso ocorre com frequência no meio de uma luta, quer você queira ou não! É por isso que aprender essa guarda e maneiras de usá-la para sua vantagem é importante. Se você tiver pernas mais curtas, você achará essa guarda realmente útil. Você pode usá-la como uma transição para outras posições. Se você é criativo, se movimenta explosivamente ou é menor que seu colega de treino, essa guarda é extremamente benéfica.
Meia Guarda Profunda (Deep)
A Meia Guarda Profunda (deep), é uma variação da meia guarda normal, onde o atleta além de dominar uma das pernas, ele “se aprofunda” e trás o passador para cima , mantendo dominada a outra perna ou a lapela do passador. A Meia Guarda Profunda, é uma posição muito utilizada para pegar as costas, onde o guardeiro, gira por dentro das pernas do passador, fazendo pegada e indo para as costas, e também utilizada para transição para colocar a Guarda X.
Guarda Aranha
A Guarda Aranha, consiste em dominar ambas as mangas do adversário, colocar os pés na altura do bíceps do Passador, estendendo uma das pernas e flexionando a outra. Para manter o domínio do Adversário, a extensão e a flexão de pernas deve ser alternada. Esta guarda possui diversas possibilidades de ataque, sendo muito trabalhadas raspagens e ataques como omoplata, triângulo.
Guarda X
A Guarda X é uma guarda exclusiva para raspagens, as opções de ataques para finalizar o adversário são remotas. Para fazer a guarda X, você deve abraçar uma das pernas do adversário e traze-la próximo ao seu pescoço, com a mão que abraçou a perna, você deve fazer pegada na sua lapela. Com as duas pernas você deve cruza-las em forma de X na outra perna do adversário, com a mão que estiver solta você deve trabalhar pegadas nas mangas, na faixa ou na lapela. Neste momento seu adversário estará totalmente desequilibrado, momento ideal para efetuar a raspagem.
Guarda Borboleta
Se você quiser manter seu oponente fora de equilíbrio, escolha jogar de guarda borboleta. Muito versátil e eficiente, a guarda borboleta apavora muitos passadores, alguns até tarimbados, que não sabem muito bem como se livrar dos domínios específicos da posição. Essa guarda é boa para competidores menores e para aqueles com braços e pernas mais curtos. Também é boa para aqueles que tendem a usar sua velocidade a seu favor.
Guarda 50/50
A Guarda 50/50 (fifith / fifith), é interessante pois os dois atletas estão fazendo guarda. E é conhecida por este nome por fornecer a ambos as mesmas possibilidades de ataques e defesas. Ela acontece quando os dois atletas cruzam as pernas entre si, de dentro para fora. Por ser uma posição difícil de atacar e difícil de sair, muitos competidores repudiam a utilização desta guarda, por acharem uma posição de amarração e a consideram como anti-jogo.
Guarda De-La-Riva
Guarda De La Riva é uma técnica de jiu-jitsu bastante recente, criada em meados dos anos 80, pelo mestre Ricardo De La Riva. Das técnicas de jiu-jitsu que envolvem nomes de atletas – “Kimura”, “Ezequiel” e “De La Riva” – esta é a única que dá nome a um atleta do jiu-jitsu e a única das três que surgiu de fato durante a evolução do jiu-jitsu, visto que Kimura e Ezequiel eram judocas e as técnicas que levam seus nomes são técnicas antigas do Judô (a “Kimura” é conhecida no judô como “Ude Garami”, e a “Ezequiel” é conhecida no judô como “Sode Guruma Jime”). Não importa o seu tipo de corpo, a guarda De La Riva pode ajudá-lo. É semelhante a um guarda aberta, mas com o uso de um gancho. Ela permite que você passe para outros tipos de ataques, proteções ou posições.
Não importa qual guarda você escolha, aperfeiçoe-a. Algumas das variações podem parecer ótimas, mas nada é melhor do que executar uma boa guarda na perfeição. Trabalhe no seu básico, depois construa seu jogo de acordo com seu estilo de guarda. Escolha as melhores guardas para o seu jogo.