Você também já deve ter passado por aquela fase em que seu Jiu Jitsu parece que está estagnado, não é?  Onde nada funciona e suas posições mais fortes não estão mais sendo eficientes? Acalme-se você não está sozinho!! Quase 99% dos alunos da arte suave já passaram por isso em algum momento de suas vidas como praticantes de Jiu Jitsu. Não importa se você é um veterano ou um iniciante, esse momento faz parte do crescimento de qualquer atleta. E há algumas coisas que você pode fazer para contornar essa situação e dar um “upgrade” no seu Jiu Jitsu.

Você pode melhorar radicalmente o seu jiu jitsu em um curto espaço de tempo se estiver disposto a pagar o preço. No caso dessas dicas de treinamento intensivo, o preço será seu tempo e energia. A taxa na qual você melhora depende de muitas variáveis, e este artigo se concentra em duas especificamente:

1. A frequência do seu treinamento.
2. A qualidade do seu treinamento.

Esse artigo é projetado em torno dos quatro temas a seguir: Foco, Combinações, Repetição e Avaliação Honesta.

Foco

Como o jiu jitsu é, por sua natureza, infinito, a quantidade de conhecimento técnico necessário pode ser muito grande. Há uma tendência para os estudantes da arte passarem a maior parte do tempo apenas rolando. Isso não é uma coisa negativa, mas é mais eficaz quando é intercalada com períodos em que o foco do treinamento é altamente específico.

Combinações

É muito difícil para um iniciante internalizar um movimento, quanto mais 2 ou até mesmo três em sucessão. Mas é muito mais eficaz treinar suas técnicas dessa maneira, porque é exponencialmente mais difícil para alguém defender ou combater combos do que movimentos feitos por conta própria. Quando seus professor passa uma técnica e disponibiliza um tempo para que você pratique o que ele ensinou, use o da melhor forma, faça o máximo de repetições que conseguir, é preciso fazer inúmeras repetições até que seus corpo assimile os movimentos e eles se tornem automáticos na hora dos treinos. Quanto mais repetir melhor você ficará.

Repetição

“Não temo o homem que praticou mil chutes, temo que o homem que praticou um chute mil vezes.” – Bruce Lee

Pesquisadores estimam que o número de vezes que um movimento precisa ser realizado antes de se tornar um reflexo é entre 500 e 5000. Quantas técnicas ou movimentos de jiu jitsu você pode honestamente afirmar ter feito isso muitas vezes?

O núcleo deste artigo de treinamento é a repetição. Se você não pode se comprometer com esse aspecto, o resto é uma completa perda de tempo.

Requer muita paciência e disciplina para realizar movimentos repetidamente, mas depois de um tempo torna-se quase meditativo. E a sensação que você experimentará quando seu corpo faz um movimento reflexivo pela primeira vez é enormemente satisfatória.

Avaliação Honesta

Como seres humanos, naturalmente gravitamos em direção às coisas em que somos bons e evitamos coisas em que somos pobres. Peço-lhe que ignore essa inclinação e se mova em direção às suas áreas fracas, em vez de afastá-las. Isso exigirá uma avaliação honesta do seu jogo. Você poderia pedir ao seu professor ou parceiros de treino a opinião deles sobre o que você precisa trabalhar, mas no final do dia, VOCÊ sabe o que precisa fazer para melhorar.

Uma pergunta que eu sempre faço à vários atletas que conheço: “Se você estivesse lutando contra um clone de si mesmo, qual seria a sua estratégia? Em que parte do seu jogo você estaria preocupado? Qual parte não seria uma ameaça para você?

Isso, junto com sparring, é a maneira mais rápida de revelar suas fraquezas e os buracos em seu jogo. Por exemplo, sei que meus ataques de meia-guarda no fundo são fracos e, assim, treiná-los oferece grande espaço para melhorias.

O que você vai precisar:

– Parceiros(as) de treino regulares.
Idealmente, este será alguém que se comprometerá em evoluir com você.

– Diário de treinamento
Para marcar cada sessão de treinamento e registrar o número de vezes que você perfurou seus movimentos. Isso é importante porque escrevê-lo passa por uma mudança psicológica que o torna mais responsável e motivado.

NOTA: Procure aprender aquilo que não domina, assim você se torna um atleta mais completo, que tem um leque de posições bem feitas e aprimoradas onde consegue controlar seu adversário com tranquilidade.

Você pode ter o que quiser, desde que esteja preparado para pagar o preço“.

Share.
UserName LastName

O portal da Rhino BJJ é um site dedicado a fornecer informações relevantes e atualizadas sobre o mundo dessa arte marcial. Ele abrange uma variedade de tópicos relacionados ao Jiu-Jitsu, como técnicas, competições, notícias, histórias de sucesso, dicas de treinamento e muito mais.

Leave A Reply