Uma grande parte de ter um jogo de guarda sólido é a sua capacidade de raspar e inverter o seu adversário de cima para baixo. Na guarda aberta há uma grande variedade de raspagens e variações para diferentes situações e um atleta jiujiteiro deve aprender todas as técnicas básicas para ter um arsenal completo de raspagens. Observando os faixas brancas e azuis rolando na academia, podemos ver alguns erros comuns que tendem a ocorrer repetidas vezes quando as raspagens falham. Nós da Rhino BJJ iremos mostrar 3 erros comuns de raspagens e passar dicas sobre como corrigir esses erros.
1) Controle o braço de apoio
Este é provavelmente o erro mais comum que vejo em raspar. O braço de lançamento é o braço que seu oponente pode usar para colocar / empurrar o tatame para impedir que seja revertido em uma determinada direção. Todos os outros elementos da raspagem podem estar corretos, mas se você tiver negligenciado o controle do braço de apoio do oponente, sua raspagem será interrompida.
Na pressa e excitação para obter a raspagem, o raspador esquece de controlar o braço de apoio e a raspagem é facilmente anulada.
Dica: Lembre-se de que todas as partes do seu corpo devem estar ativamente envolvidas na execução de uma raspagem e prestar atenção em controlar o membro que seu oponente possa potencialmente usar para apoiar e impedir sua raspagem. Se você não conseguir controlar esse braço de apoio, simplesmente não terá todos os elementos da raspagem.
2) O ângulo correto
No judô existe um conceito conhecido como “happo no kuzushi”. Essa é a ideia de que existem 8 direções ou ângulos pelos quais se pode desequilibrar um oponente. Este conceito aplica-se ao equilíbrio tanto no solo como nos pés. Trabalhando nada guarda fechada nos treinos, vários alunos estavam usando uma boa quantidade de força e fazendo esforços para tentar fazer com que o oponente fosse raspado. A mecânica da raspagem estava correta e as pegadas no lugar correto, mas um problema crucial, porém menos óbvio, era impedir que a raspagem fosse executada de forma suave e eficiente. Eles estavam tentando raspar o adversário para o ângulo errado e desperdiçando seus esforços.
1. Mae-kuzushi - Desequilíbrio para frente. 2. Ushiro-kuzushi - Desequilíbrio para trás. 3. Hidari-kuzushi - Desequilíbrio para esquerda. 4. Migi-kuzushi - Desequilíbrio para direita. 5. Migi-ushiro-sumi-kuzushi - Desequilíbrio para trás à direita. 6. Migi-mae-sumi-kuzushi - Desequilíbrio para frente à direita. 7. Hidari-ushiro-sumi-kuzushi - Desequilíbrio para trás à esquerda. 8. Hidari-mae-sumi-kuzushi - Desequilíbrio para frente à esquerda.
Dica: Pergunte ao seu mestre e a você mesmo!) Qual é o ângulo ideal (qual das 8 direções do kuzushi) que o equilíbrio do oponente é o mais fraco e direcione sua força de raspagem naquela direção.
3) A ferramenta certa para o trabalho certo
É fácil se apaixonar por uma certa raspagem e tentar usá-la toda vez que estiver jogando guarda. Mas dependendo de onde seu oponente está colocando o peso e como está sua postura, sua raspagem favorita pode não ser a melhor solução para aquela situação.
Por exemplo, a raspagem da guarda fechada, aquele que você domina o cutuvelo do adversário e joga o seu peso em direção às costas dele, é uma daquelas raspagem básicas verdadeiras que são altamente efetivas quando o seu oponente está com a postura pendendo para trás e seu quadril está se movendo para trás e para longe de você. O adversário pode até ir na sua! Mas tente a mesma raspagem quando seu oponente estiver perto de você em baixa postura e pressionando para frente, sua raspagem provavelmente não irá a lugar nenhum.
Dica: entenda que muitas raspagem são eficazes em situações específicas. Em uma situação diferente, uma raspagem diferente pode ser necessária. É por isso que há tantas raspagem diferentes da guarda. Uma grande parte da diversão do jiu-jitsu é aprender todas as diferentes técnicas que você precisa, seja qual for o cenário da luta.