Nesta postagem o professor faixa-preta Fran do Carmo, trata sobre 10 variações de uma das posições mais básicas do Jiu Jitsu, uma das primeiras posições que se aprende ao iniciar o treinamento de Jiu Jitsu, o famoso ArmLock da guarda fechada.
Curiosidade: Algumas pessoas conhecem o Arm-Lock apenas pelo nome em português “Chave de Braço” porém — é um golpe de jiu-jitsu e judô no qual o lutador pega o braço do adversário e coloca-o entre suas pernas, ficando com o punho dele, seguro por suas mãos, no centro de seu próprio peito, dominando-o com o polegar do adversário apontado para cima.
Finalização com o ArmLock — Apesar de ser uma básica e de fácil execução, é de extrema eficiência, principalmente pelo seu poder de finalização, pois você utiliza toda a força de suas pernas e seu quadril contra o cotovelo do adversário.
Detalhes da posição — O armlock da guarda fechada, possui algumas variações, dependendo seu biotipo, e dependendo também a forma com que o adversário está fazendo postura. Mas a mecânica do movimento, é basicamente a mesma, e consiste em 3 passos:
Quebra da postura — Você deve fazer com que seu adversário esteja com a postura “quebrada”, sem pegadas dominantes, dificultando seu poder de defesa.
Domínio do braco a ser atacado — Desde o inicio dos movimentos, você deve ter em mente qual o braco vai ser atacado, e principalmente você deve ter domínio sobre este braco.
Fuga de quadril — A fuga de quadril está presente em praticamente todas as posições do Jiu Jitsu, e no armlock da guarda fechada, não é diferente. Você deve mover o seu quadril de forma justa, em direção ao braço que será atacado.
Executando estas dicas de forma consistente, você terá grandes chances de conseguir finalizar o seu adversário.