Nunca ser finalizado no Jiu-Jitsu, é praticamente impossível, seja no treino, na competição em algum momento você vai “baixar a a guarda“, isto é inevitável. E o que podemos fazer é treinar muito nossa parte defensiva, para evitar ao máximo que isto aconteça.
Nesta matéria vamos te passar 3 dicas indispensáveis para você que deseja melhorar a sua defesa.
No Jiu-Jitsu a melhor defesa é o ataque
Pode parecer chavão, mas com certeza a melhor defesa é o ataque, enquanto o seu adversário estiver preocupado em se defender, ele não terá tempo para te atacar. A dica aqui é treinar, ataques combinados, ataques com variações, para sempre pegar o seu oponente desprevenido.
Movimentação deve ser constante
Você já praticou tiro ao alvo? já colocou uma latinha em cima do muro e atirou uma pedra? é difícil acertar né? agora imagina se a latinha se mexesse… seria mais difícil ainda. Esta analogia, é para você entender que quando você esta sendo atacado, você é a latinha! então para dificultar que o adversário “acerte” o ataque, é muito importante a movimentação. Mas a movimentação tem que ser consciente, você deve praticar as fugas de quadril, os giros, sempre procurando manter distancia do oponente.
Projeta o pescoço utilizando as duas mãos.
Em últimos casos, quando você não conseguir mais fazer fugas de quadril ou giros (por exemplo, quando o adversário estiver nas costas “grampeado” ou montado fazendo muita pressão), e as posições de saída estiverem difíceis de executar, proteja o pescoço utilizando as duas mãos segurando fundo e firme a lapela do lado oposto, cruzando os braços e fechando os cotovelos, e “colando” o seu queixo no peito. Esta é uma posição de extrema defesa, deve ser utilizada quando você não tiver mais opções de ataque.
Se você continuar com duvidas em relação a como se defender, converse com seu professor ele é a pessoa mais aconselhada para te ajudar e fazer seu jogo evoluir.