Pelo simples ato de treinar todos os dias, você se diferencia, se destaca. Você está fazendo algo que 99% das pessoas normais nunca fariam. Sempre tem aqueles jiujiteiros de poltrona que certamente falam muito e que não treinam diariamente e que não evoluem nada. Mas esse não é você. Você treinou todos os dias da semana, esforçou-se, suou, aprendeu e talvez até sangrou para chegar na sua nova faixa.
Agora provavelmente não haverá “rolagem amigável” por pouco tempo – todos eles serão rolas até a morte, até que sua faixa comece a parecer um pouco desgastada. Não se preocupe, é um teste de fogo, todo mundo passa por isso, e isso vai te fazer um jiujiteiro melhor rapidamente!
Muitas pessoas acham que não merecem a graduação. Elas estão preocupadas porque não podem representar ou “segurar” a faixa. Bem, a melhor maneira de segurar a faixa é continuar treinando. Levante-se para enfrentar o desafio: continue trabalhando nas suas habilidades e, em breve, você estará lá.
E nem se preocupe em ser finalizado por um atleta menos graduado que você. Um faixa preta é apenas alguém que treinou com mais frequência do que você. E se você não treinar regularmente e com frequência, isso significa que você não está experimentando o suficiente.
Finalmente, considere isto: “uma graduação é um ótimo momento para descobrir quais são os erros no seu jogo e no que você precisa trabalhar em seguida para melhorar“. Você já sabe o que precisa para melhorar. Você conhece seus pontos fortes e fracos muito melhor do que qualquer um!
Talvez seja a hora de obter um segundo passe de guarda confiável ou configurar melhor suas quedas ou desenvolver uma nova posição de guarda.
Você decide.
Resumindo: se você não está trabalhando em algo novo, crescendo e aprendendo, você não está fazendo o seu Jiu-Jitsu evoluir!