Jiu Jitsu: Quanto tempo leva para ser graduado faixa preta?

Todo mundo que entra na academia e começa a treinar Jiu-Jitsu pensa logo em ser faixa preta. Se você já conhece o esquema de hierarquia e todas as faixas, sabe que a faixa preta é o grau máximo, antes de se tornarem mestres. Os mestres ainda têm as faixas vermelha e preta, vermelha e branca, e a vermelha, que é de Grande Mestre.

Uma dúvida comum entre todos os atletas: quanto tempo leva pra chegar até a faixa preta? Para te dar essa resposta, vamos considerar aqui que você tenha começado a praticar o Jiu-Jitsu com 16 anos. Nessa idade, ao entrar na academia, você vai receber a faixa branca. Segundo o regulamento da Federação Internacional de Jiu-Jitu Brasileiro (IBJJF), você tem que passar pelas faixas branca, azul, roxa e marrom, antes de chegar na faixa preta. Um dos critérios utilizados pela Federação é a idade. Você precisa ter pelo menos 18 anos para ser graduado em faixa marrom, e 19 para pegar a faixa preta.

Faixa preta de Jiu Jitsu em apenas 3 anos, é possível?

Se você for Caio Terra, sim é possível! Parece conversa fiada, história de pescador, mas isso realmente aconteceu e foi uma graduação muito merecida que trouxe grandes títulos e honrarias ao

cara que a recebeu. Múltiplo campeão mundial de Jiu Jitsu, Caio Terra foi promovido a faixa preta de Jiu Jitsu em apenas 3 anos de treinos, e recebeu das mãos de Reyson Gracie e Paulo Strauch. Recebeu esta graduação, pois venceu tudo que disputou no cenário brasileiro de Jiu Jitsu. Ele passou a se tornar um dos lutadores mais dominantes da história peso galo, com e sem kimono.

Não há nenhuma duvida em relação à questão que a faixa preta é a faixa mais almejada por qualquer lutador de Jiu Jitsu nela ele encontra seu ápice e começa uma nova jornada. Também não  existe uma receita de bolo, uma cartilha pronta em media o tempo para se graduar a preta é entre 8 a 14 anos mas pode varia muito de pessoa para pessoa, os critérios são os mais diversificados possíveis dependendo das regras de cada academia e de cada professor. A velha frase que diz que “uma pessoa normal não pega faixa preta”, é a mais coerente possível, uma pessoa para conquistar essa graduação tem que abdicar de muita coisa e amar o que faz e querer sempre mais que todo mundo.

Caio Terra é um exemplo a ser seguido por todos nós que somos amantes da arte suave, não só por ter sido graduado com tão pouco tem, mas ser fonte de inspiração por ser padrão de persistência e dedicação.

Critérios de graduação

Se você não chegar na faixa roxa antes dos 18 anos, o critério muda. Isso porque a federação diz que a partir dos 18 anos, o aluno tem que permanecer pelo menos dois anos na azul, antes de subir pra roxa. Da roxa para a marrom, é preciso no mínimo mais um ano e meio de treinos e competições.

Para passar da faixa marrom para a preta, é necessário mais um ano, pelo menos. Vale lembrar que esse é o tempo mínimo necessário, de acordo com a Federação Internacional de Jiu-Jitu Brasileiro. Nessa conta, você levaria no mínimo quatro anos e meio da azul até a faixa preta, sem contar o tempo em faixa branca, já que não há uma determinação mínima para essa faixa. Mas, cada academia costuma graduar seus alunos conforme o desempenho e a frequência em treinos e competições, podendo esse tempo se estender por mais alguns anos.

O grande segredo para atingir a faixa preta o mais rápido possível é se dedicar ao máximo nos treinos, prestando muita atenção em todos os ensinamentos do professor, e aproveitar as oportunidades em campeonatos que disputar.


Mestre Helio Gracie: “Grau é para professor não para lutador, lutador não tem grau, tem tempo”.

Sobre o autor: Lucas Oliveira
A arte suave pra mim é como poesia, alivia a alma, irradia como a luz do dia, renova as forças e faz do chão o começo de uma VITÓRIA!
%d blogueiros gostam disto: