No dia 23 de julho em auditório lotado no Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel, ex-praticante de taekwondo, o vice-governador, ex-praticante de Jiu-Jitsu, e o secretário de educação Pedro Fernandes, faixa-preta da arte suave, lançaram, o projeto que prevê que todas as escolas públicas do Rio ministrem aulas de Jiu-Jitsu e outras artes marciais de defesa pessoal para os jovens aluninhos. Na prática, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) prometeu abrir licitação ainda neste segundo semestre para iniciar as contratações do instrutores.
Parece que a nossa arte suave finalmente estara presente nas escolas publicas. Fazendo o nosso esporte crescer ainda mais ajudando milhares de criancas e adolescentes que tanto precisam de ajuda. – Mahamed Aly
Em vídeo vemos a opinião do atleta Mahamed Aly em respeito sobre o tema:
“O jiu-jitsu mudou muito a minha vida e me ajudou a ser um ser humano e cidadao melhor!!! Eu torço muito para que esta iniciativa de certo e se perpetue… Muitos talentos serão descobertos através deste projeto !!! Parabéns ao governo do estado do Rio de Janeiro pela iniciativa!
O secretário promete que até o fim do ano irão contratar 1.800 instrutores e professores para as aulas de artes marciais, disse Fernandes, dono da iniciativa do projeto, inspirado em conversas com professores como Dedé Pederneiras. “A ideia é que o projeto se transforme em leis, para que os futuros governos continuem com o Jiu-Jitsu nas escolas e as crianças e jovens sigam se beneficiando da prática desse esporte”, disse o secretário.