O Pan da IBJJF 2022 aconteceu entre os dias 6 a 10 de abril, com os faixas-pretas adultos disputando sábado e domingo. Foi o segundo grande torneio da IBJJF do ano, e contou com vários dos melhores competidores de Jiu-Jitsu do mundo.
Veja aqui os resultados completos da IBJJF:
As Equipes: Art of Jiu-Jitsu e Dream Art são o futuro do jiu-jitsu na faixa-preta
Duas equipes – Art of Jiu-Jitsu e Dream Art – somaram sete das medalhas de ouro na faixa-preta adulta. A Art of Jiu-Jitsu teve três campeões do Pans: Jessa Khan , que conquistou seu primeiro título do Pan; o leve Jonatha Alves , que derrotou o representante da Atos Andy Murasaki na final; e o peso médio Tainan Dalpra com uma impressionante vitória sobre Roberto Jimenez, Ronaldo Junior e, nas finais contra Jeferson Guaresi.
E em apenas a cerca de um ano de existência, a Dream Art é indiscutivelmente a melhor equipe profissional de jiu-jitsu em termos de competição. O elenco valeu por quatro ouros, incluindo dois de Erich Munis, que conquistou o absoluto com uma grande vitória sobre Fellipe Andrew. Além disso, na leve, Meyram Alves se destacou com vitória sobre Lucas Pinheiro na final. E, finalmente, Ana Rodrigues continuou seu domínio, levando para casa o ouro na divisão dos penas.
Mayssa Bastos, Ana Rodrigues, e Gabi Pessanha continuam dominando
Nas divisões femininas, três campeãs continuam dominando e, mais uma vez, todas as três pareciam imparáveis. Primeiro, Mayssa Bastos , da Unity Jiu-Jitsu, continuou sua reivindicação pela melhor competidora peso por peso no jiu-jitsu, ao derrotar suas adversárias por um placar disparado de 13 a 0 para conquistar seu terceiro título no Pans.
Ana Rodrigues, da Dream Art, conquistou duas vitórias por finalização e garantiu seu segundo campeonato Pans. Rodrigues começou bem em 2022 com um título europeu e agora o Pans.
Por fim, Gabi Pessanha continua vencendo todos os adversários à sua frente. A bicampeã do Mundial enfrentou pouca concorrência nas categorias superpesado e absoluto, fora Yara Soares, da Dream Art . As únicas derrotas de Pessanha na faixa-preta foram para Soares, mas Pessanha já venceu os últimos seis encontros.
Roberto “Cyborg” Abreu volta no tempo e conquista o segundo título do Pans
Roberto “Cyborg” Abreu conquistou seu primeiro título no Pans em 2008. Agora com 41 anos e 14 anos depois, o líder do Fight Sports conquistou seu segundo título sem nenhum ponto. O jogo de topo de Abreu parecia forte ao longo do fim de semana, e sua vitória por 2 a 0 sobre Gutemberg Pereira na final do ultrapesado é uma das melhores vitórias de kimono do “Cyborg” da memória recente.
Nathalie Ribeiro ganha de Ffion Davies – A divisão feminina de peso leve é o lar de uma das rivalidades mais interessantes do esporte. Davies venceu os dois primeiros confrontos, primeiro no Pans 2019, depois no Who’s Number One, mas Ribeiro conquistou sua primeira vitória sobre Davies na final do peso leve no Pan 2022 em uma partida divertida.