Primeiro dia na nova academia? Não se assuste!

Se você nunca entrou em uma academia de Jiu-Jitsu, nós temos uma dica para te dar. Assista a um treino antes de começar a treinar! Isso vai te ajudar a tomar menos sustos quando decidir começar a adorável aventura da prática do Jiu. É normal que em uma primeira aula, o aluno fique um pouco perdido, até tímido. Isso vale tanto para o Jiu-Jitsu, quanto para qualquer outra coisa. Por isso, uma visita à academia é tão importante.

Mas, caso você não consiga assistir a um treino antes, não tem problema, vai dar tudo certo também. É comum que o professor te receba e apresente para os demais alunos. Como um novato, você não vai treinar a parte técnica como eles, mas, vai fazer o aquecimento da mesma forma. Esse talvez seja o primeiro susto, já que o aquecimento costuma ser bem puxado na maioria das academias.

Não tenha vergonha se não conseguir fazer tudo o que o professor pedir. Lembre-se que os outros alunos estão treinando há mais tempo, e mais bem preparados que você.

Outro ponto importante. Observe bem os demais alunos, sobre os costumes dentro da academia. Algumas regras não são passadas logo na primeira aula, mas você ganhará pontos se observar e seguir essas normas internas. Uma delas, que é comum em todas as academias, é não andar descalço fora do tatame. Lembre-se que no tatame, o rosto dos alunos toca o chão constantemente, portanto os pés devem estar limpos, para não sujar o tatame ou trazer bactérias.

Mas, a principal dica é: respeite todos na academia. Os alunos veteranos já conhecem a essência do Jiu-Jitsu, e, apesar de uma ou outra brincadeira, vão respeitar você como qualquer outro praticante da arte suave. Então, preste atenção nas primeiras orientações do professor, seja humilde e tenha respeito. Cumprindo essas regras básicas, você estará começando com o pé direito em sua academia.

%d blogueiros gostam disto: