O Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF, realizado desde o dia 15 e encerrado neste domingo (20), em Odivelas, Portugal, confirmou que o primeiro grande evento do calendário anual da arte suave demonstra cada vez mais sua importância para atletas e público. Um termômetro que comprova esse panorama é o crescimento do número de inscritos em aproximadamente 7% do ano passado para este. Além disso, segundo estimativa da Federação, pelo menos 4 mil pessoas assistiram às principais lutas no Pavilhão Multiusos de Odivelas, onde Gustavo Braguinha e Nathiely Jesus foram os grandes destaques.
As disputas no adulto faixa-preta começaram no sábado, com o absoluto, e terminaram hoje, com as finais. Entre os homens, o principal nome foi Gustavo “Braguinha” Batista. Primeiro, o lutador fechou com o companheiro de equipe Kaynan Duarte a divisão dos pesados para Atos. Na sequência, desbancou o favorito Lucas Lepri na final do peso aberto por 10 a 0 nos pontos, em grande atuação. O multicampeão da Alliance até tentou e deu trabalho, mas Braguinha controlou a maior parte da luta e soube segurar o ímpeto rival.
Outros atletas que se destacaram no masculino foram Rodnei Barbosa no peso-galo, os irmãos João e Paulo Miyao no pluma e pena, respectivamente, Isaque Bahiense nos médios e Victor Honório no pesadíssimo, todos campeões. Rudson Mateus e Fellipe Andrew, por sua vez, anotaram seus títulos com belas finalizações, enquanto no peso-leve, Levi Jones-Leary surpreendeu e venceu Lucas Lepri por decisão dividida dos árbitros para levar o ouro.
Entre as mulheres, a fera Nathiely Jesus, da Rodrigo Pinheiro BJJ, brilhou com o ouro duplo. A faixa-preta iniciou seu show vencendo a divisão dos pesados contra Claire-France Thevenon, com uma chave de pé. Já no peso aberto, superou Luiza Monteiro – campeã no meio-pesado – em uma verdeira guerra: 4 a 4 nos pontos e 3 a 1 nas vantagens.
As estrangeiras também foram muito bem. Amal Amjahid, Ffion Davies, Charlotte Von Baumgarten e Samantha Cook anotaram vitórias sobre as brasileiras Larissa Campos, Gabriela Fechter, Bia Basílio e Glaucia Braga, respectivamente, e ficaram com o título. Além do quarteto, Mayssa Bastos no peso-galo e Carina Santi no super-pesado também saíram com o ouro, completando a lista que ainda tem Nathiely Jesus e Luiza.
Resultados
> Masculino adulto faixa-preta
Peso-galo: Rodnei Barbosa derrotou Tomoyuki Hashimoto por 2 a 1 nas vantagens
Peso-pluma: João Miyao (campeão) e Hiago George fecharam para a Cícero Costha
Peso-pena: Paulo Miyao derrotou Isaac Doederlein por 7 a 2 nos pontos
Peso-leve: Levi Jones-Leary derrotou Lucas Lepri por decisão dos árbitros
Peso-médio: Isaque Bahiense derrotou Tommy Langaker por 4 a 0 nos pontos
Peso-meio-pesado: Rudson Mateus finalizou Gabriel Almeida com um armlock
Peso-pesado: Gustavo Braguinha e Kaynan Duarte (campeão) fecharam para a Atos
Peso-super-pesado: Fellipe Andrew finalizou Helton Junior com um triângulo
Peso-pesadíssimo: Victor Honório derrotou Tanner Rice por 6 a 0 nos pontos
Absoluto: Gustavo Braguinha derrotou Lucas Lepri por 10 a 0 nos pontos
No feminino, Nathiely de Jesus mostrou que pode ser considerada uma das cinco melhores da atualidade. A atleta da Rodrigo Pinheiro BJJ venceu a experiente Luíza Monteiro (Atos) na final do absoluto por três vantagens a uma. Em uma luta bastante estudada, Luíza Monteiro tomou a iniciativa e abriu 2 x 0 no placar, entretanto, Nathiely empatou a luta e abriu três vantagens no decorrer do combate. Com a necessidade de expor para conseguir o resultado, Luíza abriu-se e tomou outra raspagem. Após a raspagem, Nathiely recebeu sua terceira punição e Luíza empatou a luta em pontos, mas no critério de desempate, Nathiely levou a melhor.
Na final da categoria, Nathiely derrotou a francesa Claire – France Thevenon (Mako Team Paris) com uma finalização um tanto quanto diferente. A atleta da Rodrigo Pinheiro atacou o pé da adversária, puxando seu pé para trás (Semelhante a uma posição de alongamento) e após hiperestender a panturrilha de Claire -France, aplicou uma americana no pé que liquidou a fatura e garantiu o resultado positivo.
> Confira todos os resultados no feminino:
Peso-galo: Mayssa Bastos derrotou Serena Gabrielli por 2 a 0 nas vantagens
Peso-pluma: Amal Amjahid derrotou Larissa Campos por 1 a 0 nas vantagens
Peso-pena: Ffion Davies finalizou Gabriela Fechter no estrangulamento arco e flecha
Peso-leve: Charlotte Von Baumgarten derrotou Bia Basílio por 2 a 0 nos pontos
Peso-médio: Samantha Cook finalizou Glaucia Braga no estrangulamento arco e flecha
Peso-meio-pesado: Luiza Monteiro derrotou Cláudia do Val por 6 a 0 nos pontos
Peso-pesado: Nathiely Jesus finalizou Claire-France Thevenon com uma chave de pé
Peso-super-pesado: Carina Santi derrotou Jessica Flowers por 3 a 0 nos pontos
Absoluto: Nathiely Jesus derrotou Luiza Monteiro por 3 a 1 nas vantagens