A edição de 2022 do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF que aconteceu em Roma, na Itália, voltou a ser disputado após dois anos parado devido à pandemia de Covid-19. As finais da faixa-preta aconteceram no domingo (20), e vários novos campeões europeus foram coroados.
Rafael Lovato Jr. conquista título de campeão europeu na categoria adulto
Em setembro de 2014, Rafael Lovato Jr. fez sua estreia no MMA profissional no Legacy Fighting Championship 35. Ele venceu a luta por triângulo de braço e venceu mais nove lutas, conquistando o título dos médios do Bellator ao derrotar Gegard Mousasi. Durante sua corrida nas artes marciais mistas, o ex-campeão mundial da IBJJF teve que mudar seu foco. Ele continuou competindo no jiu-jitsu para manter suas habilidades afiadas, mas seu principal objetivo era ser campeão de MMA. No início de 2020, Lovato falou sobre uma rara condição cerebral, o cavernoma, uma anormalidade que forçou sua aposentadoria do MMA.
Desde o anúncio de sua aposentadoria no MMA, Lovato voltou às suas raízes, competindo em vários campeonatos de jiu-jitsu e super lutas. Ele se saiu muito bem em seu retorno, apenas perdendo lutas para os principais competidores de sua divisão. Lovato faz 39 anos em junho, e apesar de estar qualificado para competir na divisão de idade Master 2, Lovato decidiu testar-se contra adversários mais jovens na divisão adulta. Ele lutou três lutas para chegar à final, finalizando seus dois primeiros adversários com chaves de braço e o terceiro com um estrangulamento de crucifixo.
Na final, Lovato enfrentou Guilherme Bacha, da equipe Checkmat, campeão mundial na faixa-marrom que foi graduado0 a preta no final de 2021. Lovato raspou Guilherme cedo, levando uma vantagem de 2-0. Guilherme empatou com uma raspagem própria para igualar o placar. Lovato, então, ganhou uma segunda raspagem, desta vez a partir da posição da guarda-x. Uma vez no topo, Lovato utilizou as habilidades de passar a guarda usando da pressão pelas quais se tornou conhecido, vencendo pelo placar final de 7-2. Com a vitória, Lovato garantiu seu primeiro título de faixa preta desde que venceu o Campeonato Brasileiro em 2013.
Fellipe Andrew e Gabrieli ganham nas divisões de peso e absoluto
No Campeonato Europeu de 2020, Fellipe Andrew no final da competição finalizou seu oponente com um belo estrangulamento de triângulo. O desempenho ia ser difícil de superar, mas Fellipe fez exatamente isso, desta vez ganhando no peso e no absoluto. Na divisão dos super-pesados, Fellipe venceu três lutas, encontrando Vinicius “Trator” Ferreira na final. Fellipe liderava por apenas uma única vantagem até que houvesse menos de um minuto no relógio, quando ele foi capaz de raspar e, em seguida, passar a guarda para a vitória de 5-0.
Na final do absoluto, Fellipe enfrentou Yatan Bueno da Dream Art. A lua começou com um puxão de guarda e algumas tentativas de raspagem de Fellipe. O primeiro ataque significativo veio de Bueno, quando ele tentou segurar um dedo do pé que Fellipe contra-atacou com uma chave de tornozelo reta. Uma raspagem e um ataque nas costas marcaram dois pontos e duas vantagens para Fellipe e deram a Fellipe uma vantagem significativa para obter a vitória e seu segundo título absoluto europeu na faixa preta.
Gabrieli Pessanha chegou na Europa com uma ótima performance. Na divisão dos super-pesados, Gabrieli teve apenas uma luta, batendo Claire-France Thevenon por estrangulamento nas costas.
No absoluto, ela teve três lutas. Gabrieli venceu a primeira luta por triângulo e depois encontrou Nathalie Ribeiro nas semifinais. A luta foi muito bem disputada mas Gabrieli conseguiu usar sua pressão por cima para sufocar os ataques de Nathalie de guarda e vencer por uma única vantagem.
A final do absoluto foi contra Thalyta Silva, que venceu a divisão dos médios. Gabrieli começou a luta final de costas, puxando a guarda e tentando um triângulo sem braço. Thalyta defendeu e Gabrieli demorou mais de cinco minutos para encontrar um jeito de igualar o placar quando ela raspou Thalyta. O momento decisivo da partida foi uma disputa onde Gabrieli acabou ficando atrás. Ela conseguiu uma transição para a chave de braço, finalizando Thalyta e ganhando ouro duplo em mais um grande torneio da IBJJF.
Final da divisão peso galo
Thalison Soares impressionou na final da divisão peso galo, fazendo uma luta rápida contra Welerson Da Silva. Soares rapidamente pegou as costas de Da Silva e finalizou em um estrangulamento em menos de três minutos. Este foi o primeiro campeonato europeu de Thalison Soares.
Final da divisão peso leve
O destaque no peso-leve foi Espen Mathiesen, que também conquistou seu primeiro título europeu. Na final, Mathiesen lutou com Marcelo Fausto. Em uma luta com várias vira voltas, Mathiesen por pouco superou Fausto com uma única vantagem.
Final dos pesos médios
A final dos pesos médios viu o que provavelmente foi a luta mais esperada de todo o evento, já que o campeão mundial de 2021 Tainan Dalpra encontrou o campeão europeu de 2020 Tommy Langaker em uma revanche de sua luta mundial de 2021 que Dalpra venceu por finalização. O resultado foi o mesmo aqui, como Dalpra mais uma vez mostrou por que ele pode ser o melhor lutador do peso médio do mundo. Após uma primeira jogada de guarda, Dalpra e Langaker trocaram raspagens antes de Dalpra raspar novamente e transicionar lindamente para um amrbar. A batida veio faltando pouco menos de quatro minutos.
Abaixo estão os campeões da divisão da faixa-preta adulta de 2022:
Divisões masculinas:
- Galo – Thalison Soares
- Pluma – Hiago George
- Pena – Diego Sodre
- Leve – Espen Mathiesen
- Médio – Tainan Dalpra
- Meio Pesado – Bruno Lima
- Pesado – Adam Wardzinski
- Super-pesado – Fellipe Andrew
- Ultra-pesado – Rafael Lovato Jr.
- Absoluto – Fellipe Andrew
Divisões femininas:
- Galo – Thais Loureiro Felipe
- Pluma – Mayssa Bastos
- Pena – Anna Rodrigues
- Leve – Nathalie Ribeiro
- Médio – Thalyta Silva
- Meio Pesado – Maggie Grindatti
- Super pesado – Gabrieli Pessanha
- Absoluto – Gabrieli Pessanha