Você realmente está pronto para competir?

Como uma arte marcial já popular e em constante crescimento, o jiu-jitsu tem muitos eventos competitivos para os praticantes considerarem participar, principalmente aqueles que são ansiosos para testar sua coragem contra oponentes com habilidades semelhantes.

Claro! Se você é um faixa-branca no inicio do longo caminho que está à frente, então é fácil ficar sobrecarregado em participar de vários campeonatos que acontecem em todo o mundo a cada ano, sem falar dos campeonatos regionais.

Muitos praticantes da arte suave depois de certa idade começam e acham que estão velhos demais para se aventurar nos campeonatos, que não possuem mais o vigor e a vitalidade de um jovem e que participar de uma competição não lhe traria tanta visibilidade como aconteceria caso fossem mais novos.

O que faz uma boa luta não é idade, tamanho ou estrutura corporal e sim a qualidade técnica dos atletas que estão entrando no tatame. Um atleta independe de qualquer condição física, ou se tem poucos ou muitos anos de idade deve se preocupar em fazer sempre o seu melhor. É claro que com o passar dos anos o nosso corpo não é mais tão forte quanto era quando tínhamos nosso 20 e poucos anos, mas quando você percebe que o Jiu Jitsu é feito para toda e qualquer pessoa, e que ele com suas técnicas permitem que um jovem senhor de 50 anos faça frente com um de 30, você entenderá o verdadeiro objetivo da arte suave.

Não é segredo para ninguém que o Jiu Jitsu traz uma enxurrada de benefícios para a vida daqueles que o praticam como: saúde mental, emagrecimento, mobilidade, coordenação motora, auto confiança e assim sucessivamente. Por esse motivo o primeira coisa é ser pontuada é que não existe idade para começar competir no Jiu Jitsu, e claro que devem ser observadas a individualidade e as limitações de cada um, mas para a prática do esporte e nas competições não há qualquer restrição.

Quando eu posso começar a competir?

Essa resposta somente 2 pessoas poderão te ajudar a responder, você mesmo e principalmente, o seu mestre! Além disso, 2 também, são os principais fatores que devem ser observados antes de você se inscrever em um campeonato. São eles , seu nível de conhecimento técnico e, a sua vontade de participar de um campeonato!

Assimilar e reproduzir os conhecimentos técnicos, como a guarda, passagem de guarda, raspagens, cem kilos, ataques, defesas, finalizações… podem levar um certo tempo até que tudo comece a fluir e você saiba o mínimo para lutar.

A sua vontade de lutar também é algo que deve ser considerado, muitas pessoas, são extremamente técnicas e talentosas, contudo não têm vontade de competir, as vezes por medo, mas na maioria das vezes simplesmente por não gostar de participar de campeonatos. O Jiu Jitsu é um esporte desafiador, logo no inicio de nossa jornada somos bombardeados de informações, raspagens, posições, finalizações e por conta disso acreditamos que tudo isso é muito conhecimento para darmos conta de aprender e assimilar tudo isso…

O que torna o Jiu jitsu tão desafiador não é somente aprender todos os conhecimentos que no tatame, além disso são muitos os motivos e dificuldades que todos nós enfrentamos para estarmos ali dentro da academia todos os dias. Trabalho, família, lesões, tempo, parece que tudo conspira contra a nossa vontade de estar ali dentro vestindo nosso kimono e aprendendo todos os dias.

Sobre o autor: Lucas Oliveira
A arte suave pra mim é como poesia, alivia a alma, irradia como a luz do dia, renova as forças e faz do chão o começo de uma VITÓRIA!
%d blogueiros gostam disto: