Uma das primeiras coisas que você deve aprender no Jiu Jitsu é deixar seu ego de lado. O ego causa lesões e ninguém quer ser ferido, especialmente pelo ego de um parceiro de treino. Quando você está começando a aprender a arte suave, os fundamentos parecem intermináveis, então é compreensível que alguns conceitos possam falhar. No entanto, não se interpretem mal, o conceito de egos não se aplica apenas aos faixas-brancas, mas também aos mais graduados – é que os faixas-brancas não sabem o que estão fazendo e é aí que se torna ainda mais perigoso …
Devemos nos arriscar nos treinos, buscando a evolução constante, ser finalizado é algo natural… É claro que você deve treinar duro e buscar não ser finalizado, e sempre testar as suas técnicas , mas e quando o golpe encaixar e você ver que não tem mais saída? Vamos lá… “três tapinhas” e vida que segue, o rola continua.. Erros são indispensáveis para o aprendizado. Quanto mais você se permite errar, mais se possibilita a aprender! Essa é a essência do Jiu-jítsu.
Se você está constantemente apanhando, melhore e treine mais. Eventualmente você alcançará seus companheiros de treino e com treino árduo os estará finalizando – então deixe seu ego de lado. Tenha sempre em mente de que você não é o melhor e sempre haverá alguém melhor que você.
Um praticante de Jiu Jitsu só consegue evoluir sua parte técnica quando está treinando com sua mente aberta e disposto a bater, sabendo que o melhor lugar para você aprender com seus erros é dentro da academia! As vezes, o praticante se preocupa demais em ser melhor que o amigo ao lado, e não enxerga que o mais importante é melhorar sua própria técnica.
Enquanto você lê isto e se você é essa pessoa, faça uma autoanalise. Como diz o ditado no jiu jitsu, “você não perde, ou você ganha ou aprende”, essa é uma ótima perspectiva.