Orelha de couve-flor é um termo que se refere a uma orelha deformada causada por uma lesão de contato próximo. E isso pode ocorrer durante uma luta ou aos treinos de jiu-jitsu. Neste artigo do BJJ, daremos a você tudo o que você precisa saber sobre o dreno de ouvido da couve-flor, a prevenção necessária, o tratamento, as causas, etc.

A orelha de couve-flor é uma situação em que a cartilagem da orelha sofreu uma deformidade (orelha machucada), as pessoas normais pensam que uma lesão na orelha.

Na verdade, quando a cartilagem da orelha é lesada pela inflamação, o suprimento de sangue coagulado da pele é interrompido, muitas vezes formando uma bolsa de sangue excessivamente grande, chamada hematoma. Caso contrário, a orelha parece pálida, dando-lhe uma aparência de couve-flor.

 

O que causa a couve-flor?

 

A prática de alguns tipos de artes marciais (Jiu-Jitsu, judô, UFC, MMA, etc.) pode induzir orelhas de couve-flor. E isso é devido ao contato próximo durante o treinamento e sparring.

Além disso, é mais provável que a conexão da pele com a cartilagem seja rompida causando orelhas de couve-flor. Caso contrário, a cartilagem da orelha não tem nenhum outro suprimento, exceto aquele fornecido pela pele sobrejacente.

 

A cultura da orelha couve-flor

 

Embora, exista algumas pessoas que se sintam mais “integradas” ao Jiu-Jitsu se tiverem suas orelhas “estouradas” no formato da orelha couve-flor, pois, essas pessoas acreditam que serão rapidamente identificadas por outras pessoas que também treinam jiu-jitsu ou até mesmo o MMA já que muitos dos praticantes da Arte Marcial Mista terem a necessidade de treinarem à arte suave, devido a saber lutar no chão.

É comum entre os praticantes, especialmente aqueles competidores, continuar treinando mesmo após a primeira lesão. Como essas lesões são mais comuns durante treinos intensos e sucessivos, muitos optam por ignorar o descanso ou mesmo não drenar o sangue.

Acreditem! Apesar de ser estranho e perigoso alguns lutadores utilizam ferramentas como alicates, chave inglesa para “ofender” a cartilagem e gerar o trauma, deixando a orelha com aspecto único. Outros não são tão ousados ao ponto de usar ferramentas, mas utilizam da própria faixa para, friccionando ela contra a orelha por repetidas vezes até alcançar o resultado almejado 😀

Para ser um casca-grossa no jiu-jitsu basta treinar muito e ter posições fortes e as executar de maneira correta. Se quer ser um desses caras precisa trabalhar mais suas técnicas, aprender as novas e aprimorar as que já sabe.


 

Share.
UserName LastName

O portal da Rhino BJJ é um site dedicado a fornecer informações relevantes e atualizadas sobre o mundo dessa arte marcial. Ele abrange uma variedade de tópicos relacionados ao Jiu-Jitsu, como técnicas, competições, notícias, histórias de sucesso, dicas de treinamento e muito mais.

Leave A Reply