Os golpes de Jiu Jitsu mais frequentes envolvem as articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas. Os golpes válidos são aqueles que procuram neutralizar, imobilizar, estrangular, pressionar, torcer articulações e lançar o adversário ao solo através de quedas.
Existem, porém, alguns golpes que não são válidos e são considerados desleais no jiu-jitsu, como morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais ou ainda torcer dedos.
O jiu-jitsu possibilita a um adversário mais fraco vencer um adversário mais pesado através do uso de uma boa técnica de golpes Jiu Jitsu. A técnica no Jiu Jitsu é bem mais importante do que a força física.
Iremos apresentar, neste artigo, os principais golpes utilizados nessa modalidade de luta.
Conheça algumas das técnicas e golpes do Jiu Jitsu:
Montada no jiu-jitsu
A Montada é um golpe de Jiu Jitsu que acontece quando o atleta monta em cima de seu adversário, deixando seus joelhos e pés no chão. O adversário poderá estar de frente, de lado ou até mesmo de costas. A montada poderá acontecer sobre um dos braços do adversário, mas nunca sobre os dois nesse caso não será considerada válida.
Mata Leão
O mata leão é um golpe de finalização. Esse golpe de Jiu Jitsu vem das artes marciais do oriente como o Jiu-Jitsu e o Judô, por isso seu nome original é Hadaka Jime. Basicamente é um estrangulamento pelas costas do oponente, fechando o pescoço do cara com bíceps.
Chave de Braço
É um golpe do Jiu Jitsu que consiste em colocar o braço do adversário entre as pernas e segurar os punhos com as mãos, fazendo a alavanca com o quadril para finalizar o adversário. Um golpe perigoso que pode acabar quebrando um braço facilmente.
Joelho na barriga jiu-jitsu
O joelho na barriga ocorre quando o atleta que está por cima do adversário coloca o joelho na barriga dele. Nesse golpe de Jiu Jitsu a outra perna deve estar flexionada, com os pés no solo. Além disso, é necessário segurar o braço, a gola ou a faixa do adversário, dominando-o completamente.
Guilhotina
Esse golpe de Jiu Jitsu, a guilhotina acontece com o oponente na sua posição de guarda e se baseia em envolver a cabeça do adversário com um dos braços enquanto o outro braço fecha a chave, pressionando a cabeça do adversário, usando o quadril para exercer pressão.
Fuga de quadril
Com as costas no chão, o lutador dobra as pernas, aproximando o máximo possível os calcanhares e o quadril, liberando o peso do oponente de cima e jogando para o lado.
Arm-lock
Nesse golpe, o lutador coloca o braço do oponente entre suas pernas, o punho com as mãos e com o quadril, o lutador faz uma alavanca para finalizar o adversário. É um golpe perigoso, que pode quebrar o braço do oponente.
Finalização no jiu-jitsu
A finalização é o objetivo maior de uma luta de jiu-jitsu, a finalização é quando um atleta consegue fazer com que o outro desista da luta, em geral isso ocorre quando o mesmo recebe golpe de Jiu Jitsu de estrangulamento ou de torção tão bem executado que acredita que não conseguirá sair.
A qualquer momento um atleta pode dar os famosos “três tapinhas” no tatame, indicando que está desistindo da luta e dando a vitória para o seu oponente.