O NO GI é um termo da língua inglesa, que significa “SEM KIMONO”, foi criado com base nas lutas de Grappling (luta agarrada) que possuem uma vestimenta diferente do Jiu Jitsu tradicional, deixando o kimono de lado, utilizam roupas coladas, como as lycras e bermudas ou calças de compressão, e dependendo do evento (ou local de treino) o atleta pode até lutar sem camisa. Independente da vestimenta, á ordem é não dar pegadas ao adversário.
TABELA DE PONTOS: Pontuações 2 pontos Posição de montada; Joelho na barriga; Raspagem ou inversão (caindo na guarda ou meia guarda); Quedas (terminando na guarda ou meia guarda); 3 pontos Pegadas de costas com ganchos; Passagem de guarda; 4 pontos Raspagem ou inversão limpa (passando a guarda); Queda limpa (terminando fora da guarda); *Obs: Não existem pontuações acumulativas como por exemplo, passagem de guarda direto para a montada. Nesse caso serão assinalados somente os pontos da passagem de guarda. Pontos Negativos (faltas) -1 ponto Puxar ou Pular na Guarda; Recuar (fugir da luta indo para traz); Ir para fora da área da luta (intencionalmente); Falta de combatividade (Evitar a luta) * Você deve estabilizar a posição por 3 segundos para obter os pontos* Exemplo: O Atleta A tem 2 pontos (queda) e tem 2 pontos negativos, o Atleta B não tem ponto; Resultado: será empate pois os dois atletas tem a mesma pontuação, caso continue esta pontuação após o Over Time o Arbitro deverá dar a vitória, ao atleta que teve mais ação durante a luta, sendo sempre a decisão melhor de três (árbitros). |
Vai competir no Jiu-Jitsu sem Kimono (No Gi)?
Então conheça as regras de uniforme da CBJJ/IBJJF.
Competidores (Masculino):
Camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubra a linha da cintura da bermuda, de cor preta, branca ou preta com branca e com pelo menos 10% na cor referente à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Camisas 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceitas.
Bermuda nas cores preta, branca ou preta com branca e com até 50% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence, sem bolsos ou com bolsos completamente fechados, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco ao adversário, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho(menos que 15cm do joelho).”
Competidoras (Feminino):
Short de tecido elástico (colado ao corpo) ou bermuda nas cores preta, branca ou preta com branca, e com até 50% na cor da graduação (faixa) a que a atleta pertence, sendo a bermuda sem bolsos ou com bolsos completamente fechados, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco ao adversário, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho(menos que 15cm do joelho).
É permitido as mulheres a utilização de calça de tecido elástico (colado ao corpo), desde que seja totalmente preta.
Camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubra a linha da cintura da bermuda, de cor preta, branca ou preta com branca e com pelo menos 10% na cor referente à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Camisas 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceitas.
As principais diferenças entre o Jiu-Jitsu (GI) e o Jiu-Jitsu Sem Kimono (NoGI):
A principal diferença está relacionada as pegadas, que são unicamente nas partes do corpo, como punhos e pescoço, não podendo segurar no próprio uniforme, nem no do adversário.
A ausência de pano torna a luta mais escorregadia e dinâmica, obrigando o atleta a trabalhar um jogo mais de esgrimas e domínio de nuca, é mais difícil se manter em uma posição confortável para dar aquela “amarrada” na luta.
Golpes como guilhotinas, mata leão e chaves de pé, assim como as principais quedas, double leg, single leg e baiana, além de um excelente domínio na pegada de costas, são os atributos indispensáveis que um praticante de NOGI deve dominar.
Á partir dos treinos Sem Kimono muitos lutadores de Jiu Jitsu despertam vontade de migrar para o MMA, como o caso de Rodolfo Vieira, multi campeão de Jiu Jitsu, campeão do ADCC 2015 e hoje lutador de MMA.