A arte de segurar o kimono do oponente para manipulá-lo e levar a luta para onde você quer pode se tornar, no início do contato com o Jiu-Jitsu, um mistério e tanto.
Um dos primeiros e que mais minam o praticante, é segurar o pano de qualquer maneira, gastando força muscular e energia à toa.
Além de muita técnica e preparo físico, há um fundamento primordial (embora subestimado) que contribui bastante para o sucesso dentro dos tatames: a boa pegada. Trata-se de uma pequena peça dentro de toda a engrenagem do seu Jiu-Jitsu. Uma peça que aparenta não ter grande importância. Porém, se você tirá-la da engrenagem, a máquina estanca. Por outro lado, se você lapidar essa pequena peça, seu Jiu-Jitsu vai alcançar enorme progresso.
O lutador que possui uma pegada eficiente tem facilidade em diversas situações de um combate. Contra um oponente cascudo, seja na hora de fazer guarda ou passar, muitas vezes não há tempo para você segurar numa boa fatia de pano e se ajeitar. Pois, para quem tem “mãos de alicate”, basta catar um pedacinho de pano e é certo de que dali não soltará mais. Isso é uma vantagem danada, fundamental para o domínio do oponente e impor pressão.
Afinal, como fazer para melhorar a pegada?
- Reserve um dia da semana para treinar somente jogando de guarda, principalmente na guarda aranha. Essa guarda trabalha com intensidade as pegadas, quem já rolou com um atleta que faz aquela guarda-aranha forte sabe disso. Além de melhorar suas pegadas, você vai aprender também a ter uma guarda aranha mais forte.
- Fortaleça seu corpo. Existem diversos exercícios para fortalecer a pegada. Barra com o Kimono, remada na máquina entre outros. A pegada é um movimento mais complexo que se imagina, ela não envolve apenas os dedos e a mão. Treine também seu ante braço e sempre lembre das pegadas na hora de puxar um ferro.
- Saiba aonde fazer a pegada. Apenas segurar com força o kimono de seu adversário poder ser pura perda de energia. Cada situação exige uma pegada diferente, fique sempre atento aos detalhes do seu professor.
- A técnica para estourar uma pegada e tão importante quanto a de manter seu oponente dominado.
- Uma técnica antiga usada por judocas é rasgar jornal. Por mais estranha que apreça, vai fortalecer sua mão.
Mesmo que usemos todo o nosso corpo para controlar os oponentes, as pegadas são o ponto de partida. Geralmente é o primeiro ponto de contato e pode fazer a diferença entre estar um passo à frente ou atrás de seu oponente. E se você optar por adicionar um regime de fortalecimento da pegada à sua programação de treinamento, isso renderá dividendos ao longo de sua jornada no Jiu-Jitsu…. Entenda como eles funcionam e não desperdice oportunidades ou as dê de graça.
Proteja suas mãos e fortaleça suas pegadas. Se você planeja treinar por muito tempo, as suas pegadas podem se tornar uma parte extremamente valiosa do seu jogo ou podem impedi-lo de alcançar o próximo nível. Então, conheça os conceitos, pratique e tenha como missão ter a melhor pegada na sua academia…. As pessoas vão se perguntar como você ficou tão bom sem aparentemente mudar seu jogo… surpreenda-os e, como sempre, divirta-se nos tatames!