Fala-se muito sobre os benefícios mentais e emocionais proporcionados quando se pratica Jiu-Jitsu, mas também é necessária atitude mental para vencer uma competição. Ambos se entrelaçam, então serão incluídos nesta discussão. Na arte suave é necessário ter disciplina mental, o que não é apenas um benefício psicológico, é também uma atitude que ajuda a conquistar méritos. Pequenos sucessos levam a grandes conquistas no Jiu Jitsu.
Nós da Rhino BJJ fazemos parte do esporte há tempo suficiente para ver atletas enormes ou pesados se inscreverem e quererem enfrentar outros em uma luta na modalidade “absoluta”. Eles conseguem o que querem, mas muitas vezes não com os resultados esperados. Para você vê, não é tudo sobre força e tamanho. É sobre a capacidade de alguém de estatura menor enfrentar alguém que é maior, mais forte e mais agressivo. E isso na arte suave é feito com raspagens, drills e finalizações. É tudo sobre o dimensionamento do seu oponente de identificar imediatamente o próximo movimento dele, preparando uma ação contrária para subjugá-lo e controlá-lo. O tamanho não importa aqui, mas o conhecimento e a confiança nos seus instintos é o que faz total diferença.
Você aprende a controlar seu estado mental e a descobrir o que funciona para você vencer.
Saber o que se encaixa no seu jogo é um atributo que irá ajudá-lo a ganhar competições e ter sucesso no esporte. Não é fácil. Também pode não permanecer o mesmo durante seus anos de prática e competições. Encontrar o seu estado ideal de perfeição é importante. Algumas pessoas acham que se entusiasmar com a raiva as ajuda a vencer, contanto que elas também possam manter o foco. Outros acham que a meditação antes de uma luta ajuda tremendamente. Ter uma cabeça clara e focar na técnica e ter um bom desempenho durante a luta é a chave, não ganhar ou perder.
Você constrói sua auto-estima com Jiu Jitsu e melhora sua confiança.
Esse é um dos benefícios psicológicos que você obtém com o Jiu-jitsu. Até o dia em que você tem sua primeira luta, na primeira competição. Você está constantemente sendo testado e com muito trabalho, sairá vitorioso. Isso é um grande construtor de confiança. Você também está aprendendo a ser mais atento, descobrindo quais técnicas e ferramentas fornecidas pelo treinamento que combinam com o corpo e até mesmo com os oponentes.
- Jiu Jitsu pode fazer você se sentir mais seguro. Você não apenas está aprendendo a identificar perigos através de habilidades aprimoradas, mas também está aprendendo que pode se defender contra outros atletas muito maiores que você.
- Os benefícios psicológicos vêm dos constantes dias de treino de Jiu-jitsu. Pois a repetição dos treinos faz com que nosso organismo acione a liberação de substâncias neuroquímicas no cérebro que ajudam a criar um senso de conexão, foco e consciência.
- Você aprenderá a liberar a sua mente quando praticar BJJ. Isso ajuda você a se concentrar no aqui e agora na vida cotidiana.
- Você obtém todos os benefícios mentais decorrentes de qualquer exercício intenso, que inclui a liberação do FDN – Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro, que pode deixar você mais concentrado, enérgico e até mais feliz o resto do dia.
Grão Mestre João Alberto Barreto: “O lutador que teme o oponente é como o cobrador que treme antes de cobrar o pênalti no futebol, que enxerga o goleiro com o dobro do tamanho ou então as traves encolhidas”.