Muitas pessoas se perguntam: “sou muito velho para treinar Jiu Jitsu!” A resposta é não, não importa sua idade. A arte suave é feita para todas as fases de sua vida, e qualquer condicionamento físico, até condições especiais.
Atletas com mais de 30 anos são comuns hoje em dia em academias e campeonatos de Jiu Jitsu. Começar no jiu-jitsu significa aceitar que você será derrotado por oponentes mais jovens, mais velhos, mais fracos e mais fortes. Provavelmente todos os dias.
A nossa arte marcial nacional tem diversos benefícios para todos os tipos de atletas, inclusive os mais velhos:
Aumenta a autoestima
Melhora disposição física e mental.
Exercita a memória.
Diminui a perda de músculos
Fortalecimento dos ligamentos e estrutura muscular
Sociabilização
Dicas para treinar Jiu Jitsu depois dos 30
- Sempre preste atenção na sua dieta. Alimentos ricos naturalmente em Omega 3 são uma ótima opção.
- A recuperação pós treino é umas das maiores dificuldades para atletas com mais idade. Mas você pode amenizar este processo com alimentação própria, hidratação e muito descanso.
- Escolha seus rolas. Tente evitar os mais duros no começo do treino para seu gás durar até o final da aula.
- Nunca mate aquecimento ou o alongamento. O que já importante, depois dos 30, fica ainda mais.
- As posições novas exigem mais elasticidade. Não dê um passo maior que a perna antes de estar seguro nas posições e finalizações mais básicas.
Colocar uma faixa branca significa aceitar o desafio de aprender novas habilidades e requer esforço, caminho que poucos estão dispostos a seguir. Os irresponsáveis e orgulhosos tentarão dominar seus oponentes com força e vontade. E podem ter sucesso, com outros faixas-brancas pelo menos, por um curto período. Mas se eles não aprenderem a humildade, não permanecerão por muito tempo.
Provavelmente 70% dos que usam a faixa-branca não persistirão por tempo suficiente até se graduarem com a faixa azul, e menos ainda sobem a partir daí. O Jiu-jitsu, assim como uma vida bem vivida, requer comprometimento e ação deliberada. Uma aula de duas horas é curta se comparada à jornada de 10 anos necessária para se ganhar uma faixa preta. No entanto, essa aula de duas horas equivale a colocar um tijolo na parede que você está construindo.